O Alphavillage – Refúgio Ecológico também se preocupa com as gerações futuras e como seu legado também pode ficar marcado em todas as pessoas que nele passarem.
Sendo assim, são realizadas ações de educação ambiental com escolas, a partir de mutirões de plantio de mudas, além de projetos com hortas e minhocário para produção de adubo.
A restauração da floresta é realizada hoje com a produção de mudas do viveiro próprio da Alphavillage. Há uma preocupação constante em ampliar a diversidade de espécies produzidas no viveiro, focando em espécies nativas, tanto da Mata Atlântica, quanto do Cerrado, por se tratar de uma região de transição entre esses dois biomas.
Durante sua história, o refúgio ecológico contou com diversos parceiros para a realização de um projeto de restauração cada vez mais profissional, visando benefícios reais para a sociedade.
Entre esses parceiros, está a Fundação SOS Mata Atlântica. Por meio do projeto Clickarvore, a organização doou mais de 35 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica para o Alphavillage.
Durante a visita ao local, é possível ainda ver fotos e mapas que permitem comparar a realidade da cobertura vegetal antes e depois, ao longo de quase 30 anos até hoje.
A conexão entre Amazônia e Mata Atlântica
Quase todas as construções do Alphavillage – Refúgio Ecológico foram erguidas com madeira sustentável da Amazônia. O material está presente nos móveis de alto padrão de design e nas construções da propriedade.
A partir de sua paixão pela sustentabilidade, o idealizador deste projeto desenvolveu novas reflexões. Entre elas, evitar a destruição da Amazônia. Sendo assim, adquiriu uma área na maior floresta tropical do planeta e passou também a conservá-la.
No local, o manejo sustentável de madeira era o foco do projeto amazônico. A partir de então, criou a empresa Ecolog, uma das pioneiras na produção amazônica com selo Forest Stewardship Council (FSC), certificação socioambiental conferida como garantia da produção florestal responsável.
Com isso, a área de 30 mil hectares, localizada na cidade vista alegre do Abunã – Ponta do Abunã, a 260 km de Porto Velho (RO), estabeleceu uma verdadeira sinergia de aprendizados com a área de Mata Atlântica.
Atualmente, o Alphavillage possui um showroom com amostras de 40 espécies de madeiras disponíveis para venda